Maior domínio da comunicação com a PNL

Maior domínio da comunicação

Um maior domínio da comunicação, pode ser adquirido com a PNL (Programação Neurolinguística) e aplicado em sua vida, logo após seu aprendizado. Muitas vezes, somos surpreendidos por nossos atos e palavras. Falamos algo que depois percebemos que não saiu exatamente como queríamos. A mensagem era aquela, mas foi emitida de uma forma truncada ou sem tato. É como se nossa ideia inicial  de falar fosse sobreposta pela emoção momentânea. Seja ela raiva, indignação, destempero ou uma gripe forte. Os fatores que podem causar esta distorção são inúmeros. E nosso cuidado deve ser redobrado em alguns casos. A PNL programação neurolinguística pode nos ajudar a manter este controle sobre as palavras, o jeito, a condução da mensagem.

Uma vez que o entendimento é relativo ao emissor, cabe à nós que este cuidado seja redobrado em momentos delicados, como uma solicitação de aumento de salário, uma conversa franca com um amigo querido ou nos momentos de revisão dos relacionamentos.

Dentre as inúmeras ferramentas disponíveis através da PNL existem os poderosos Auxiliares Linguísticos, veja alguns exemplos:

  • Cuidado com a palavra NÃO – pode gerar uma resposta à parte afirmativa do comando.
  • Cuidado com a palavra MAS – ela nega tudo que vem antes. Substitua por E quando indicado.
  • Cuidado com a palavra TENTAR – pressupõe a possibilidade de falha. Ao invés de tentar melhor usar, FAÇA!
  • Cuidado com as palavras DEVO, TENHO QUE, PRECISO – pressupõe que algo externo controla sua vida. Use ESCOLHO, DECIDO, DETERMINO!

Pense nisso: a PNL é uma ferramenta ativa, que pode ajudar a conduzir situações de conflito ou nos momentos de maior emoção.

Por Equipe Synergia&Resultado. 

contato@synergiaeresultado.com.br

Saiba mais sobre PNL Programação Neurolinguística:

Formação em Programação Neurolinguística Pratictioner

One thought on “Maior domínio da comunicação com a PNL

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *